ESCULTURA DE DAVI, DE MICHELANGELO - PHOTO: Pixabay |
Michelangelo Lodovico Buonarroti Simoni ( 6 de março de 1475 - 18 de fevereiro de 1564 ), nascido em Caprese, Itália, na Europa, ou apenas MICHELANGELO, como ficou eternamente conhecido, foi um pintor, escultor, poeta, e arquiteto. O artista italiano, até hoje, é considerado um gênio, e um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
MICHELANGELO, desenvolveu sua arte por mais de 70 anos, entre Florença e Roma, na Itália, tendo como "Mecenas", a Família MEDICI, de Florença, e vários Papas Romanos. A carreira de MICHELANGELO, se desenvolveu na transição do Renascimento para o maneirismo.
A PIETÀ, ESCULPIDA POR MICHELANGELO - PHOTO: Pixabay |
O estilo artístico de MICHELANGELO, sintetizou influências da arte da antiguidade clássica, e foi centrada na representação do nú masculino, que retratou, com enorme punjança. Sua obra, mais representativa, foi sem dúvida, a célebre estátua de DAVID, feita em mármore, entre os anos de 1501 e 1504, e medindo 5,17 metros de altura, e foi escolhida, como o símbolo máximo da República de Florença.
MOISÉS, ESCULTURA DE MICHELANGELO - PHOTO: Pixabay |
Outras obras notáveis do Mestre MICHELANGELO, foram também, A PIETÀ, escultura em mármore, em 1499, que representa JESUS morto nos braços da VIRGEM MARIA, e que se encontra atualmente, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma, na Itália. Lá, também, se encontra a escultura MOISÉS, executada também em mármore, entre 1513 e 1515.
Não se pode falar de MICHELANGELO, sem lembrar das pinturas executadas por ele, no teto da Capela Sistina, entre 1508 e 1512, no Palácio Apostólico, Residência oficial do PAPA, na Cidade do Vaticano.
DETALHE DA OBRA "A CRIAÇÃO DE ADÃO", NA CAPELA SISTINA, PINTADA POR MICHELANGELO - PHOTO: Pixabay |
Nenhum comentário:
Postar um comentário