RETRATO DE MANUEL DE A. PORTO-ALEGRE, EXECUTADO POR FERDINAND KRUMHOLZ, EM 1848 |
Manuel José de Araújo Porto-Alegre ( 29 de novembro de 1806 - 30 de dezembro de 1879 ), nasceu em Rio Pardo, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na América Latina. Se tornou conhecido, como, MANUEL ARAÚJO DE PORTO- ALEGRE, tendo sido, um pintor desenhista escritor do romantismo, político, jornalista, arquiteto, historiador da arte, professor, e diplomata brasileiro.
SELVA BRASILEIRA, AQUARELA DE MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE - AUTHOR: Tetraktys |
Antes de começar a estudar pintura e desenho, com o francês FRANÇOIS THÉR, MANUEL, foi ourives, devido ao seu bom- gosto. Em 1827, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou na ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, e foi aluno do célebre artista, e professor francês, DEBRET.
Em 1831, MANUEL DE A. PORTO-ALEGRE, viaja para Paris, França, na Europa, junto com DEBRET, e lá, estuda na ESCOLA DE BELAS ARTES DE PARIS, e viaja por países europeus, como, Inglaterra, Bélgica, Holanda, e Itália.
Em 1837, o artista, já experiente, volta a residir, no Rio de janeiro.
RETRATO DE D. PEDRO I, REALIZADO POR MANUEL DE ARAÚJO PORTO-ALEGRE, EM 1826 Museu Histórico Nacional |
Como arquiteto, MANUEL. executou diversos projetos de obras, no Rio de Janeiro, então, capital do Império Brasileiro, entre elas, as obras no Paço Imperial, e o Prédio da Alfândega, entre outros.
Em 1874, MANUEL DE A. PORTO-ALEGRE, foi agraciado pelo IMPERADOR D. PEDRO II, com o título nobilárquico, de BARÃO DE SANTO ÂNGELO.
Depois de uma vida de glórias, o artista brasileiro, faleceu no dia 30 de Dezembro de 1879, em Lisboa, Portugal, na Europa, aos 73 anos de idade. Seus restos mortais, foram trazidos ao Brasil, em 1922, ano em que se comemorava o "Centenário da Independência do Brasil", proclamada pelo IMPERADOR D. PEDRO I, em 7 de setembro, de 1822.
Nenhum comentário:
Postar um comentário