sexta-feira, 9 de setembro de 2016

NICOLA FACCHINETTI ( Itália ).



FOTOGRAFIA DE NICOLA FACCHINETTI, NO SÉCULO XIX - AUTHOR: Unknown


           Nascido Nicola Antonio Facchinetti, em Treviso, Itália, na Europa, no dia 7 de setembro de 1824, se tornou conhecido, como, NICOLA FACCHINETTI, e foi um pintor, desenhista, e professor de artes, que veio para o Rio de janeiro, no Brasil, no século XIX.
           O artista, se especializou em pinturas de paisagens fluminenses, e entre elas, se destacam: ILHA DA BOA VIAGEM em 1868, ANTIGA PADARIA FRANCESA EM PETRÓPOLIS em 1869, ENSEADA DA GLÓRIA em 1870, e BAÍA DE GUANABARA VISTA DA SERRA DOS ORGÃOS em 1900, ano em que o artista ítalo-brasileiro, faleceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro.
 


LAGOA RODRIGO DE FREITAS, PINTURA REALIZADA POR NICOLA FACCHINETTI, EM 1884   AUTHOR: Public Domain



terça-feira, 6 de setembro de 2016

ANTÔNIO PARREIRAS ( Brasil ).



VENTANIA, PINTURA REALIZADA POR ANTÔNIO PARREIRAS, EM 1888


PAISAGEM, PINTURA REALIZADA POR ANTÔNIO PARREIRAS, EM 1910



domingo, 4 de setembro de 2016

JEAN-LÉON GÉRÔME ( França ).



JEAN -LÉON GÉRÔME - AUTHOR: Nadar

         
             JEAN- LÉON GÉRÔME ( 11  de maio de 1824- 10 de janeiro de 1904 ), nasceu em Vesoul, França, na Europa, e foi um pintor, escultor e academicista francês.
             Em 1840, transferiu-se para Paris, com apenas 16 anos de idade, onde estudou na ESCOLA DE BELAS ARTES. Em 1846, o artista, concorreu no PRÊMIO DE ROMA , uma bolsa de estudos, criada pelo governo para os melhores estudantes de arte, mas foi reprovado.


NAPOLEÃO DURANTE SUA CAMPANHA NO EGITO, PINTURA REALIZADA POR JEAN-LÉON GÉRÔME, NO SÉCULO XIX - PHOTO: Public Domain
           

              Em seguida, GÉRÔME, pintou, THE COCKFIGHT, em 1846, e enviou sua pintura para o SALÃO DE PARIS, em 1847, onde foi premiado com uma medalha de terceira classe.
              Em 1848, suas pinturas, THE VIRGIN, THE INFANT JESUS AND St. JOHN, ANACREON, BACCHUS AND CUPID, receberam a medalha de segunda classe.
               Em 1851, o artista francês, decorou um vaso, oferecido ao IMPERADOR NAPOLEÃO III DE FRANÇA, para o PRÍNCIPE ALBERT DA INGLATERRA, e agora, a obra, faz parte da coleção real do Palácio de St. James, em Londres, na Inglaterra.

       
SOUVENIR OF ACHÉRES, PINTURA REALIZADA POR JEAN-LEON GÉRÔME, em 1903       USER: Postdlf


              JEAN-LÉON GÉRÔME, também, foi escultor, e sua primeira obra, foi uma grande estátua de bronze, representando um gladiador com seu pé em cima de sua vítima, em 1878.
               A estátua do DUC D' AUMALE, produzida em 1899, está colocada em frente ao Castelo de Chantilly, na França.



sábado, 3 de setembro de 2016

TAUNAY ( França ).




APOLO VISITANDO ADMETO, PINTURA REALIZADA POR TAUNAY, NO SÉCULO XIX - USER: Dornicke


              Nicolas-Antoine Taunay ( 10 de fevereiro de 1755 - 20 de março de 1830 ), ou simplesmente, TAUNAY, foi um talentoso pintor, nascido em Paris, França, na Europa.
              TAUNAY, iniciou os estudos de pintura, em 1768, e em 1773, foi aluno da ESCOLA DE BELAS ARTES DE PARIS.

AUTO-RETRATO DE TAUNAY, REALIZADO, NO SÉCULO XIX

             Entre 1784 e 1787, TAUNAY, permaneceu estudando em Roma, na Itália, como pensionista da ACADEMIA REAL DE PINTURA. Em 1805, o artista foi escolhido, junto com outros pintores, para retratar as Campanhas do General Francês, NAPOLEÃO BONAPARTE, na Alemanha.


VISTA DO TERRAÇO DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO, PINTURA REALIZADA POR TAUNAY, EM 1816  - USER: Dornicke

           Porém, com a queda de NAPOLEÃO, TAUNAY escreveu à RAINHA DE PORTUGAL, D. MARIA I, e em 1816, chegou ao Rio de Janeiro, no Brasil, como integrante da MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA, e como pintor pensionista do reino, executou  pinturas, que retratam, a beleza do Rio de Janeiro colonial.


VISTA DO OUTEIRO, PRAIA E IGREJA DA GLÓRIA, PINTURA REALIZADA POR TAUNAY, EM 1817



quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ALEIJADINHO ( Brasil ).




OS PROFETAS, ESCULPIDOS POR ALEIJADINHO - PHOTO: Pixabay

           Antônio Francisco Lisboa ( 29 de agosto de 1730, ou 1738 - 18 de novembro de 1814 ), nasceu em Ouro Preto, Estado de Minas Gerais, Brasil, na América do Sul. Foi um importante escultor, entalhador, e arquiteto do Brasil Colonial. Recebeu o apelido e ALEIJADINHO, por causa de uma doença que o fez perder os dedos dos pés e das mãos. Para poder esculpir suas obras, em pedra-sabão, o martelo, precisava ser amarrado em suas mãos.


ANJO COM O CÁLICE DA PAIXÃO, ESCULTURA ESCULPIDA POR ALEIJADINHO - AUTOR: Tetraktys


            Toda a obra de ALEIJADINHO, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada exclusivamente, no estado de Minas Gerais, especialmente, nas até hoje, cidades históricas, de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rey, e congonhas.

PROFETA, ESCULPIDO POR ALEIJADINHO - PHOTO: Pixabay


              Os principais monumentos históricos de ALEIJADINHO, se encontram nas igrejas de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, em Ouro Preto, e o SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE MATOSINHOS, em Congonhas, onde se encontram, no lado externo da basílica, as ESTÁTUAS DOS DOZE PROFETAS, considerada, a obra mais significativa do artista mineiro.

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES, ESCULPIDA POR ALEIJADINHO -  USER: Dornicke



quarta-feira, 31 de agosto de 2016

RODIN ( França ).




ESCULTURA "O PENSADOR", DE RODIN - PHOTO: Pixabay

             François-Auguste -René Rodin, ( 12 de novembro de 1840 - 17 de novembro de 1917 ), nasceu em Paris, França, na Europa, e é conhecido mundialmene, apenas, como RODIN, um dos maiores escultores de todos os tempos. Ele também, é considerado, o "Progenitor" da escultura moderna, mas, ao mesmo tempo, o artista francês, não se rebelou contra a técnicas antigas da escultura, tradicional. Porém, mesmo assim, RODIN, jamais foi aceito na principal Escola de Arte de Paris.
            Muitas de suas esculturas, aplaudidas e reverenciadas nos dias de hoje, foram criticadas durante sua vida, pois, sua obra moderna entrava em confronto com a tradição da escultura predominantemente decorativa.


O BEIJO, ESCULTURA DE RODIN - PHOTO: Public Domain

             Em sua aclamados obras, RODIN, modelava a beleza e a complexidade  do corpo humano, com extremo realismo. Foi, só a partir d EXPOSIÇÃO MUNDIAL, em 1900, em Paris, que RODIN se tornou um artista de renome mundial, e começou a ser requisitado por clientes de posses. Nesta época, o artista se casou com sua companheira e toda vida ROSE BEURET, no último ano de sua vida.


A TRÊS SOMBRAS, ESCULTURA DE RODIN - PHOTO: Pixabay


              As obras mais conhecidas d Mestre RODIN, foram, entre outras: O PENSADOR, esculpida em 1902, O BEIJO, esculpida entre 1882 e 1889, OS BURGUESES DE CALAIS, concluída em 1889, A IDADE DO BRONZE, realizada entre 1875 /76, AS TRÊS SOMBRAS, esculpida em bronze, em 1886, e uma de sua maiores realizações, A PORTA DO INFERNO, iniciada em 1880, e finalizada em 1917.



domingo, 28 de agosto de 2016

RUGENDAS ( Alemanha ).



RIO INHOMERIN, GRAVURA DO LIVRO "VIAGEM PITORESCA ATRAVÉS DO BRASIL", REALIZADA  POR RUGENDAS, EM 1835

            Johann Moritz Rugendas ( 29 de março de 1802 - 29 de maio de 1858 ), conhecido simplesmente como, RUGENDAS, nasceu em Augsburgo, Alemanha, na Europa. Foi um pintor, que viajou por todo o Brasil, durante o período de 1822 a 1825, retratando as paisagens, e os costumes do Brasil Império.

LAGOA DAS TRETAS ( ATUAL LAGOA RODRIGO DE FREITAS, NO RIO DE JANEIRO ), GRAVURA REALIZADA POR RUGENDAS, NO SÉCULO XIX

           RUGENDAS, cursou a ACADEMIA DE BELAS ARTES de Munique, na Alemanha, se especializando, na arte do desenho.
           Nascido em uma família de artistas, o artista alemão, integrou a Missão do BARÃO GEORG HEINRICH VON LONGSDORFF, na época da Independência do Brasil, e do I Reinado.



GRAVURA, REPRESENTANDO A DANÇA DE CAPOEIRA, REALIZADA POR RUGENDAS, EM 1835


             Em 1831, RUGENDAS viajou para o México, na América Central, e começou a pintar a óleo, utilizando técnicas italianas de pintura. Em 1845, RUGENDAS, retorna ao Brasil, onde retratou os membros da Família Imperial Brasileira, já na época, do II Reinado. Em seguida, RUGENDAS foi definitivamente para a Europa, onde cedeu sua coleção de desenhos e aquarelas, ao REI MAXIMILIANO II DA BAVIERA, em troca de uma pensão vitalícia.


PRAIA RODRIGUEZ, GRAVURA DO LIVRO "VIAGEM PITORESCA ATRAVÉS DO BRASIL", REALIZADA POR RUGENDAS, EM 1835



sábado, 27 de agosto de 2016

CHARLES TOWNE ( Inglaterra ).



THREE HORSES IN A STORM LANDSCAPE, PINTURA REALIZADA POR CHARLES TOWNE, EM 1836 -  PHOTO: Pixabay


           CHARLES TOWNE ( 1703 - 1840 ), foi um pintor nascido em Wigan, Inglaterra, na Europa. O artista, especializou-se, em pintar cenas de cavalos, e de caça, bem ao estilo inglês.
            Por suas pinturas de animais, especialmente os de tema relacionados, aos cavalos ingleses, CHARLES TOWNE, obteve grande celebridade, em todo o Reino Unido, nos séculos XVII e XIX.


PAINTING OF RIVER SCENE OVERSHOT MILL, PINTURA REALIZADA POR CHARLES TOWNE, EM 1833 - AUTHOR: Shadygrove 2007



sexta-feira, 26 de agosto de 2016

THOMAS ENDER ( ÁUSTRIA ).



VISTA DO RIO, PINTURA REALIZADA POR THOMAS ENDER, EM 1817

   
            THOMAS ENDER ( 3 de novembro de 1793 - 28 de setembro de 1875 ), foi um pintor, nascido em Viena, Áustria, na Europa. O artista vienense, pode ser incluído, entre, os chamados "Pintores Viajantes", ou seja, aqueles artistas, que vieram ao Brasil, na América do Sul, a partir da época da chegada do PRÍNCIPE REGENTE DE PORTUGAL D. JOÃO VI, no início do século XIX.

KLEINER HAFEN MIT BOOTEN, GRAVURA REALIZADA POR THOMAS ENDER, EM 1845

     
           THOMAS ENDER, dominava vários estilos de pintura, mas destacou-se, como excelente aquarelista. ENDER, acompanhou a "Missão Científica", de JOHANN BAPTISTE e CARL FRIEDRICH PILIPP VON MARTIUS, ao território brasileiro, onde permaneceu, entre os anos de 1817 e 1818.
           Durante sua permanência no país, THOMAS ENDER, produziu uma vasta obra de registro do que viu no Rio de Janeiro, e em São Paulo, tendo produzido, mais de 600 desenhos e esboços, que até hoje, podem serem vistos, nos mais importantes museus do Brasil.


ESTEVÃO SILVA ( Brasil ).



LITOGRAFIA, " O PRANTEADO ARTISTA ESTEVÃO SILVA" -  Acervo do Museu Afro Brasil, São Paulo-SP


          Estevão Roberto da Silva ( 1844 - 1891 ), nasceu  no Rio de Janeiro, Capital do então, Império Brasileiro, e foi um importante pintor, desenhista, e professor, da segunda metade do século XIX, se tornando conhecido simplesmente, como, ESTEVÃO SILVA.


NATUREZA MORTA, PINTURA  REALIZADA POR ESTEVÃO SILVA

          Formado pela ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, o artista notabilizou-se, por suas naturezas-mortas, e em plena época da escravidão no Brasil, foi o primeiro pintor negro, formado pela tradicional escola de artes.


PAISAGEM, PINTURA REALIZADA POR ESTEVÃO SILVA, EM 1886

           ESTEVÃO SILVA, especializou-se, na pintura de flores e frutos, tema que constitui, parte substancial de sua obra. Porém, além das naturezas-mortas, o artista executou também, paisagens, retratos, e pinturas de temas históricos, religiosos, e alegóricos

NATUREZA MORTA, PINTURA REALIZADA POR ESTEVÃO SILVA, EM 1888



JEAN-BAPTISTE MONNOYER ( França ).



OBRA DE JEAN- BAPTISTE MONNOYER - PHOTO: Pixabay

Este post será editado


BOUQUET DE FLEURS, PINTURA REALIZADA POR JEAN- BAPTISTE MONNOYER



DEBRET ( França ).



RETRATO DE DEBRET

     
            Jean-Baptiste Debret ( 18 de abril de 1768 - 28 de junho de 1848 ), ou simplesmente DEBRET, foi um pintor, desenhista, e professor, nascido em Paris, França, na Europa.
             DEBRET, foi um dos vários artistas europeus, que integraram a "Missão Artística Francesa", em 1817, e fundou na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, uma Academia de Artes e Ofícios, mais tarde, denominada, ACADENMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, onde o artista francês lecionou.


SEGUNDO CASAMENTO DO IMPERADOR DO BRASIL D. PEDRO I, PINTURA REALIZADA POR DEBRET, EM 1829


           Voltando à França, em 1831, DEBRET publicou, VIAGEM PITORESCA E HISTÓRICA AO BRASIL, documentando aspectos da natureza, do homem, e da sociedade brasileira no início do século XIX, especialmente, depois da "Independência do Brasil", proclamada, em 7 de setembro de 1822, pelo IMPERADOR D. PEDRO I.

NEGRA TATUADA VENDENDO CAJÚS, AQUARELA DE DEBRET, REALIZADA, EM 1827

       
            As aquarelas de DEBRET, possuem o caráter típico das representações dos trópicos, feitas por viajantes, em busca de paisagens e exotismo. Porém, sua arte oficial, conserva os traços solenes do neoclacissismo, próprio dos artistas da "França Napoleônica".


ÍNDIOS ATRAVESSANDO UM RIACHO ( O CAÇADOR DE ESCRAVOS ), PINTURA REALIZADA POR DEBRET, NO SÉCULO XIX



EDWIN HENRY LANDSEER ( Inglaterra ).



RETRATO DE EDWIN HENRY LANDSEER, EM 1852 - AUTHOR: Sir Francis Grant



SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, PINTURA REALIZADA POR EDWIN H.LANDSEER, EM 1850 -  PHOTO: Pixabay



THE ARAB TENT, PINTURA REALIZADA POR EDWIN H. LANDSEER, EM 1866



HEINRICH CARL SCHUBERT ( Áustria ).



BERCHTESGADENER ALPEN, PINTURA REALIZADA POR HEINRIC CARL SCHUBERT, EM 1897- PHOTO: Pixabay


           HEINRICH CARL SCHUBERT ( 1827 - 1897 ), foi um  notável pintor, nascido em Viena, Áustria, na Europa. Não existem muitas referências sobre sua biografia, mas, é conhecido por ter se especializado em pintar paisagens austríacas e alemãs, em especial, os alpes daquela região européia.



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MANUEL DE A. PORTO-ALEGRE ( Brasil ).



RETRATO DE MANUEL  DE A. PORTO-ALEGRE, EXECUTADO POR FERDINAND KRUMHOLZ, EM 1848

       
            Manuel José de Araújo Porto-Alegre ( 29 de novembro de 1806 - 30 de dezembro de 1879 ), nasceu em Rio Pardo, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na América Latina. Se tornou conhecido, como, MANUEL ARAÚJO DE PORTO- ALEGRE, tendo sido, um pintor desenhista escritor do romantismo, político, jornalista, arquiteto, historiador da arte, professor, e diplomata brasileiro.


SELVA BRASILEIRA, AQUARELA DE MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE -  AUTHOR: Tetraktys


             Antes de começar a estudar pintura e desenho, com o francês FRANÇOIS THÉR, MANUEL, foi ourives, devido ao seu bom- gosto. Em 1827, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou na ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, e foi aluno do célebre artista, e professor francês, DEBRET.
             Em 1831, MANUEL DE A. PORTO-ALEGRE, viaja para Paris, França, na Europa, junto com DEBRET, e lá, estuda na ESCOLA DE BELAS ARTES DE PARIS, e viaja por países europeus, como, Inglaterra, Bélgica, Holanda, e Itália.
             Em 1837, o artista, já experiente, volta a residir, no Rio de janeiro.

RETRATO DE D. PEDRO I, REALIZADO POR MANUEL DE ARAÚJO PORTO-ALEGRE, EM 1826  Museu Histórico Nacional


              Em 1840, MANUEL, foi nomeado pintor da CÂMARA IMPERIAL, e foi responsável, por trabalhos de decoração, para a coroação de D. PEDRO II, Filho  de D. PEDRO  I. O artista, também executou, os trabalhos de decoração do casamento de D. PEDRO II, com D. TERESA CRISTINA.
              Como arquiteto, MANUEL. executou diversos projetos de obras, no Rio de Janeiro, então, capital do Império Brasileiro, entre elas, as obras no Paço Imperial, e o Prédio da Alfândega, entre outros.
               Em 1874, MANUEL DE A. PORTO-ALEGRE, foi agraciado pelo IMPERADOR D. PEDRO II, com o título nobilárquico, de BARÃO DE SANTO ÂNGELO.
               Depois de uma vida de glórias, o artista brasileiro, faleceu no dia 30 de Dezembro de 1879, em Lisboa, Portugal, na Europa, aos 73 anos de idade. Seus restos mortais, foram trazidos ao Brasil, em 1922, ano em que se comemorava o "Centenário da Independência do Brasil", proclamada pelo IMPERADOR D. PEDRO I, em 7 de setembro, de 1822.



FRANCIS BARLOW ( Inglaterra ).





JAY, GREEN WOODPECKER, PIGEONS, AND REDSTART, PINTURA REALIZADA POR FRANCIS BARLOW, EM 1650 - PHOTO: Pixabay



            FRANCIS BARLOW ( 1626 - 1704 ), foi um pintor, nascido na Inglaterra, na Europa. BARLOW, foi também ilustrador, e em 1666, ilustrou uma edição do livro, FÁBULAS DE ESOPO.
            Porém, o forte de FRANCIS BARLOW, foram as obras, que realizou em Londres, como pintor de animais, pássaros, e cenas da vida campestre.
             Apesar do grande talento, FRANCIS BARLOW, repetiu o destino de outros gênios da pintura, e morreu na miséria.


DOMESTIC COCK, AND CHICKS, PINTURA REALIZADA POR FRANCIS BARLOW, EM 1665  PHOTO: Pixabay




FRITZ BAMBERGER ( Alemanha ).



PRAIA DE ESTEPONA, PINTURA REALIZADA POR FRITZ BAMBERGER, EM 1885


Este post será editado


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

GEORG HEINRICH CROLA ( Alemanha ).




A THUNDERSTORM ON LAKE CHIEMSE, PINTURA REALIZADA POR GEORG HEINRICH CROLA, EM 1833


            GEORG  HEINRICH CROLA, ( 1804 - 1879 ), nasceu em Dresden, Alemanha, na Europa, e foi um dos mais importantes pintores de paisagens, em meados do século XIX. O artista, especializou-se, na representação das belas e verdejantes, florestas da Alemanha.
             O artista alemão, era filho de comerciantes, porém, devido aos problemas financeiros da família, o menino, com apenas quatro anos de idade, foi enviado para viver com seu avô materno, que era, um pintor, na REAL FÁBRICA DE PORCELANA, e Professor de Arte, na Escola de Meissen.


OAKS, PINTURA REALIZADA POR GEORG HEINRICH CROLA, EM 1833


            GEORG HEINRICH CROLA, começou a demonstrar interesse pela pintura, e foi apresentado, a grandes pintores da época, que se encarregaram  de sua educação, e lhe ensinaram as técnicas da pintura clássica.
             Já adulto, e tendo realizado grandes obras, ele se casou com uma moça, chamada ELISE, e juntos, fundaram uma "Escola de Pintores de Paisagens Românticas".



GREAT LANDSCAPE AT THE RIVER INN, PINTURA REALIZADA POR GEORG HEINRICH CROLA, NO SÉCULO XIX - PHOTO: Pixabay



terça-feira, 23 de agosto de 2016

THOMAS COLE ( Inglaterra ).



A VIAGEM DA VIDA, PINTURA REALIZADA POR THOMAS COLE - PHOTO: Pixabay


THE GARDEN OF EDEN, PINTURA REALIZADA POR THOMAS COLE, EM 1828


OBRA REALIZADA POR THOMAS COLE - PHOTO: Pixabay